domingo, 17 de fevereiro de 2013

Amor sem julgamento



Por que alguém entra em retiro? A pessoa entra em retiro para compreender quem ela é de verdade e qual é verdadeiramente a situação. Quando ela começa a compreender a si, então pode verdadeiramente compreender os outros, porque somos todos interligados.
É muito difícil entender os outros enquanto ainda somos capturados pelo turbilhão do envolvimento emocional — estamos sempre interpretando os outros do ponto de vista de nossas próprias necessidades.
É por isso que quando você encontra eremitas que realmente fizeram bastante retiro, digamos 25 anos, eles não são pessoas frias e distantes. Pelo contrário. São pessoas absolutamente amorosas. Você percebe que o amor delas por você é totalmente sem julgamento porque não depende de quem é você ou do que você está fazendo, ou de como você as trata.
É totalmente imparcial. Apenas amor. Como o sol — brilha para cada pessoa. O que quer que você faça, elas ainda te amariam porque compreendem sua situação difícil, e nesse entendimento, naturalmente surgem amor e compaixão. Isso não se baseia em sentimentos. Não se baseia em emoção. O amor sentimental é muito instável, porque se baseia em retorno e em quão bem você se sente com ele. Isso jamais é amor de verdade.

Tenzin Palmo (Inglaterra, 1943)

Nenhum comentário:

Postar um comentário