domingo, 16 de setembro de 2012

Prônam Mudrá


Prônam Mudrá é gesto reflexológico (mudrá) muito usado no Yôga. Outro nome é Anjali Mudrá.

Pronam Mudrá é um gesto de saudação e representa um selo de cumprimento entre os yôgins. É utilizado no Pújá pois representa a retribuição de energia dada através da união das palmas das mãos. Com as palmas unidas, os 35 chakras que ai se encontram ficam em contato, potencializam a energia transmitida e reforçam a sintonia.


- Passo-a-Passo:

Sente-se no solo com as pernas cruzadas, as costas eretas.
Una as palmas das mãos na frente do peito (mão de polaridade positiva espalmada na mão de polaridade negativa). Dessa forma se fecha um importante circuito energético que faz circular a energia dentro do próprio corpo além de recarregá-lo.

Esta posição é geralmente utilizada para o Púja.
Quando utilizada durante os ásanas, tende a proporcionar mais senso de equilíbrio. Por isso é comumente utilizado nos ásanas de equilíbrio cujo apoio seja num só pé.

 ___

- Variações:

• jiva prônam mudrá - A frente do plexo cardíaco 
• váyu prônam mudrá - A frente da testa 
• atman prônam mudrá - acima da cabeça, alinhado a coluna vertebral. 
Cada variação estimula um chakra diferente. As variações podem ser utilizadas de acordo com a hierarquia de quem se está saudando.
 ___

- Curiosidade:

Este gesto é erroneamente associado à oração, pois é tão acentral quanto o Yôga, e em outras culturas orientais é tão somente um cumprimento sem nenhuma conotação religiosa. Foi o Papa Nicolau I quem instituiu esta posição das mãos como forma de oração. Na antiguidade as mãos para os atos de fé eram colocadas com as palmas voltadas para cima e com mãos afastadas. Gesto este que foi resgatado pelas novas religiões cristãs em suas celebrações.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário