quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Identifique-se com Aquilo


  Identifique-se com a Consciência Cósmica durante a meditação. Você é Aquilo. Aqui não há diferença. A noção surgiu de que você é um indivíduo separado com uma suprema consciência mais elevada para alcançar, o que não é verdade.


Uma onda se eleva do oceano e se sente separada da sua fonte, sentindo, portanto, que não é o oceano. Mas deixe que a onda realize sua autoinquirição, “Quem sou eu?” Deixe-a descobrir o lugar de onde ela surgiu. Ela chegará até sua fonte, ao próprio oceano. Sua noção de ser uma onda separada desaparece automaticamente. Um rio deságua no oceano e se torna um com este.


Esta compreensão surge através da inquirição. Qual é a relação entre um anel e o ouro do qual é feito? Você pode separar o ouro do anel ou o anel do ouro? É impossível. Sem o anel, você não pode ver o ouro, e sem o ouro não pode ver o anel. Abandone o nome (anel), e a forma (redonda). O anel é nome e forma apenas; a substância é o ouro. Quando você remove nome e forma o que resta para ser separado?


Se você sente uma separação entre o meditador e aquele no qual se medita, descubra sua verdadeira identidade e verá que você nunca esteve separado. Você sempre foi a própria Consciência. Através da Consciência você está meditando, através da Consciência está estabelecendo sua separação, e através da Consciência irá estabelecer sua unificação. Isso são noções. Remova a noção de que está limitado. Se esta separação – esta ideia – for removida, você descobrirá que você sempre foi o que é agora. Essas noções, idéias e intenções precisam ser instantaneamente descartadas, e você está aqui.


É por isso que estamos embaixo de um teto. Esta é uma grande ocasião em que tantas pessoas abençoadas estão reunidas embaixo do mesmo teto à busca da iluminação. Você já passou milhões de anos – alguns dizem 35 milhões de anos – aguardando estar aqui hoje. Antes nunca tinha sido possível para tantos estarem juntos sob o mesmo teto, para ajudar uns aos outros, para remover nossa separação e escravidão, para declarar nossa liberdade.


Não devemos retornar a este samsara – este ciclo sem fim de nascimento e morte – novamente. Até mesmo samsara é apenas um conceito; não é realmente verdade. Nós apenas falamos sobre isso por conveniência, para fazer você perceber como é importante ganhar a liberdade, ser sábio, ser iluminado agora mesmo. Por isso é sugerido que foi necessário muito tempo. De outra maneira, neste momento, descobrirá que tempo, passado e futuro não existem. Você é o que é mesmo agora. Que problema pode existir nisso?

[Satsang com Papaji em Lucknow, 13 de janeiro de 1992]

Nenhum comentário:

Postar um comentário