quarta-feira, 12 de setembro de 2012

YOGA



Após a decodificação de Patanjali, o yoga foi dividido em oito partes. O yoga é uma das seis escolas filosóficas que em sânscrito são conhecidas como darshanas ou pontos de vista, que estudam a cultura vêdica e que está dividida em dois grupos que são:

Shruti (Ou aquilo que é ouvido)
Transmissão oral do que era ouvido em estados profundos de expansão da consciência por grandes mestres que então, transmitiam para seus discípulos. Datam mais de 8 mil anos e é composto por quatro vêdas (Rig vêda, Sama Veda, Atharva vêda, e Yajur vêda) tendo como parte final destes escritos, os Upanishads onde encontramos refêrencias sobre o Yôga.

Smriti (Memória ou interpretação)
Parte interpretativa do Shruti e que foram guardados na memória a fim de perpetuar o conhecimento. Dentre os mais conhecidos Itihasas ou grandes épicos estão:
Ramáyana, Mahabarata, Puránas, Purushapurána, Agamas, Darshanas.

Os Darshanas se dividem em seis partes ou seis escolas filosóficas que são:

Nyaya- Corrente filosófica que se baseia na construção da lógica e é atribuída a um sábio hindu chamado Gautama.

Vaishêshika- Esta escola filosófica afirma que a liberdade só pode ser atingida através do total conhecimento da realidade e é atribuída a um sábio chamado Kanáda.

Samkhya- Quer dizer número. É a escola filosófica que enumera a criação do universo em vinte e cinco princípios e é atribuída a Kapila.


Mimasa- É a escola filosófica que tem por objetivo o estudo dos rituais e cerimônias védicas e suas interpretações, estudando detalhadamente o significado do dharma ou as leis da vida. Esta escola é atribuída a Jaimini.

Vedanta- É a escola filosófica espiritualista que tem como objetivo o estudo do absoluto (Brahman), que é considerada a única realidade. Sendo o restante uma manifestação de maya, ou ilusão, esta escola é atribuída a Badaráyana.

Yoga- É o mesmo que união. Esta escola filosófica tem por objetivo a união do homem consigo, com os demais e com a consciência cósmica através do estado de supra consciência, iluminação ou samadhi. 


O ashtanga yoga se divide em oito partes (Ashta = oito, Anga = parte) que são:

Yama (Conduta de como o yogi deve se relacionar com o mundo):
Ahimsa- Não violência
Satya- Não mentir
Asteya- Não roubar
Bramacharia- Foco na divindade
Aparigraha- Não acumulo desnecessário

Niyama ( conduta de como o yogi deve se comportar consigo mesmo):
Saucha- Limpeza
Santosha- Contentamento
Tapas- Disciplina
Swadhyaya- Autoconhecimento
Iswarapranidhana- Auto-entrega

Ásanas - Asanas são posturas psicofísicas que atuam de forma intensa no corpo físico e traz equilíbrio mental. Dentre variadas linhas de yôga existentes entre elas (hatha yoga, tantra yoga, shivananda yoga, swasthya yoga e etc.,) Existem inúmeras variações das posturas. São reconhecidos 84.000 asanas, sendo 84 mais importantes, 32 fundamentais e 7 elementais. A maioria dos asanas estão associados a animais, aspectos da natureza e símbolos. O Gheranda Samhita emprega 32 asanas e 25 mudras incluindo fechamentos ou compressões chamadas bandhas.

O conceito de asana do Hatha Yoga é diferente do conceito fornecido pelos Yoga Sutras - Texto sobre Raja-Yoga ou Yoga meditativo.
No Hatha Yoga o Asana deve ser aplicado com determinado objetivo de forma a não causar lesão, respeitando os limites do praticante.
De uma forma geral o Hatha Yoga se mostrou para nós ocidentais como um Yoga terapêutico que visa manter a saúde do praticante ou recuperá-la. Desta forma, todas as posturas são expostas com seu efeito no físico, que é devido em primeiro lugar aos massageamentos dos orgãos internos e efeito circulatório. Através desses massageamentos e ativação circulatória todo o corpo é afetado positivamente, equilibrando e melhorando a função de todos os sitemas (respiratório, circulatório, nervoso, muscular, articular, endócrino, exócrino, de reprodução, digestivo, de excreção e urinário).

Efeito muscular, ósseo e articular:

Os asanas do Hatha Yoga são utilizados como terapêutica para várias doenças e para a correção postural.

Asma
Depressão
Angústia
Ansiedade
Prisão de ventre
Problemas digestivos

Correção Postural:

A correção postural é essencial para a saúde em geral, assim como para a correta energização dos chakras e para a subida da Kundaliní.

Os asanas atuam na musculatura com um efeito de tudo ou nada, isto é, com a permanência na posição - o estímulo nervoso é suficiente para contrair ou alongar todas as fibras musculares. As contrações são Isométricas, isto é, todas as fibras musculares mantêm a mesma medida. Esse tipo de contração estimula todas as fibras nervosas e consequentemente todas as fibras musculares se contraem, dessa forma todos os capilares se abrem para receber uma grande quantidade de sangue, o que estimula a circulação sangüínea na totalidade. Na contração os orgãos tendinosos de Golgi são estimulados produzindo relaxamento posterior. A contração isométrica desenvolve resistência muscular (superior à força desenvolvida pelos exercícios, com tensão e relaxamento) e tônus (semelhante aos alterofilistas).

O alongamento é bastante enfatizado, aliás o alongamento nasceu do Hatha Yoga.


No alongamento o músculo é estirado até o comprimento máximo e mantido por um determinado tempo, é este tempo juntamente com a concentração e o relaxamento induzido pela mente que propicia o alongamento máximo e o relaxamento muscular posterior, pois o músculo alongado permanece relaxado por mais tempo. No alongamento o sangue é jogado para fora do músculo (neste o músculo não necessita de nutrientes).

A alternância de tensão e alongamento propicia um relaxamento completo, circulação renovada e elasticidade muscular, ou seja, o estado saudável da musculatura.
As articulações são trabalhadas na sua totalidade com movimentos amplos em todos os sentidos que as articulações permitem. Estes movimentos aumentam a flexibilidade.
Os ossos também são beneficiados pelos movimentos. Sabemos que para evitar a osteoporose o exercício é fundamental (juntamente com a alimentação rica em cálcio). A movimentação óssea também é importante para a circulação, porque é na medula óssea de alguns ossos que é produzido o sangue.

Efeito Respiratório
Os asanas estimulam a respiração diferenciada. Alguns asanas favorecem a respiração abdominal, outros a respiração torácica e outros a clavicular, e ainda respiração em um ou outro pulmão nas diferentes fases respiratórias. Todas estas variações vão favorecer a respiração completa. As pessoas em geral respiram mal e usam somente 1/3 da capacidade pulmonar.

Efeito nos orgãos Digestivos, de Excreção, Reprodução e Glândulas

Da mesma forma como nos músculos, com pressões e descompressões, a circulação é ativada regulando a função destes. A circulação nestes órgãos também é ativada pelo efeito da gravidade.

Efeito no Sistema Nervoso
Ocorre que quando o músculo relaxa o sistema nervoso também relaxa. A respiração e a circulação também tem um grande efeito no sistema Nervoso.


Pranayama- exercício de respiração que ajuda na expansão e canalização da energia primordial do nosso ser, chamada prana;


Pratyahara- a internalização dos sentidos;


Dharana- a concentração contínua sobre um foco específico que uma vez investigado revela o Todo;


Dhyana - A Meditação 


A Meditação deixou de ser uma prática somente para seguidores de filosofias ou religiões orientais. Ela está sendo cada vez mais incorporada à vida normal ocidental, sendo utilizada inclusive por profissionais de diversas áreas para atenuar as situações de tensão e stress de quem mora principalmente nas grandes cidades.

Todas essas situações angustiantes nas quais vivemos, neste momento de crise geral, são vividas com maior força e harmonia com a ajuda da Meditação. Mas o que é Meditar? Meditar é sobretudo Calar. Calar a mente, os pensamentos automáticos que tem nos dirigido a vida. Calar emoções descontroladas que tomam conta de nós a cada momento. E calando-nos dessa forma, ouvimos e sentimos essa voz interna que nos pede Calma, Tranquilidade, Paz... Quando nos entregamos a esse apelo interno, nosso corpo físico é o primeiro beneficiado, podendo até mesmo ser curado de todos os males com que o sobrecarregamos quando acreditamos que viver em sofrimento e em angústia é nossa única alternativa.

Meditar é dizer sim à Vida, sim ao Coração, sim à Paz, sim à Beleza e à Perfeição. E Meditar também é elevar.

É buscar dentro de nós a nossa verdadeira Natureza, aquela que temos buscado durante toda a nossa vida. A nossa Fonte de Água Viva. Essa única Água capaz de matar essa sede interna que sentimos pela Beleza e pela Perfeição de que somos feitos.

Entre os tantos benefícios que só a meditação pode oferecer, sem dúvida alguma está o desenvolvimento do discernimento. Fazer uma limpeza mental onde percebemos que as tantas vozes interiores nada mais são do que ecos de expectativas alheias que deixamos nos atingir, e que inconscientemente acoplamos em nós como se estivesse partido todo o turbilhão de pensamentos de nós mesmos...mas não é assim. Quando nascemos, somos pequenos Budas sem expectativas alguma, sem ancia de poder, de ser melhor que os outros, de competir como se a vida fosse uma eterna batalha.
Nascemos perfeitos e prontos para aceitar o agora, para comungar com o todo e nos fundir a consciência cósmica. Mas a matrix, a sociedade com todas as suas leis impostas faz de tudo através de todas as formas para nos adequar a ela, para nos ajustar a um modelo de pensamento e ação. Tudo o que é aprisionante é imposto, seja através da moda, da música, de um modo de pensar, da mídia, religiões e etc.,


Samadhi-  o estado final de meditação, de Pura Consciência, Iluminção ou Saúde Perfeita.

O yoga clássico é dividido em sete linhas:
Hatha yoga, Karma yoga, Jnana yoga, Bhakti yoga, Mantra yoga, Tantra yoga e Raja yoga.

O Tantra Yoga propõe a libertação das amarras mentais que o mundo ilusório insiste em nos acorrentar e a meditação como ponto fundamental de mudança, deve ser o objetivo. A maioria de nós quase sempre somos guiados, dominados por nossos pensamentos ou sentimentos. Segue-se que tendemos a pensar que somos esses pensamentos e sentimentos. Meditação é um estado de simplesmente ser, apenas pura experiência, sem nenhuma interferência do corpo ou da mente. É um estado natural mas que esquecemos como acessá-lo.

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