terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ganesh Chaturthi

Ganesh Chaturthi é celebrado no dia em que se acredita que Deus Ganesha concedeu a honra de sua presença no mundo para todos os seus devotos. Ganesha, cabeça de elefante, filho de Shiva e Parvati, é reverenciado como o supremo Deus da sabedoria, prosperidade e da boa sorte. Embora celebrado como o aniversário do Deus Ganesha, o simbolismo por trás do festival é muito mais profundo. O Aniversário de Lord Ganesha é dia 19 de setembro. Medite, agradeça e peça à Lord Ganesha que remova todos os obstáculos que o impedem de evoluir e de ser plenamente feliz.


Ganesha é descrito como Ajam Nirvjkalpam Niraakaaramekam. Isso significa que Ganesha nunca nasceu. Ele é Ajam (não nascido), Niraakaar (sem forma) e Nirvikalpa (sem atributos). Ganesha simboliza a consciência que é onipresente. Ganesha é a mesma energia que é a razão desse universo, de onde tudo se manifesta e é a mesma energia onde o mundo todo se dissolverá. Ganesha não está em algum lugar fora de nós, mas no próprio centro da nossa vida. Porém, isso é uma sabedoria muito sutil. Nem todo mundo consegue perceber o aquilo que não tem forma, sem ver a forma. Nossos ancestrais Rishis e Munis estavam cientes disso; então eles criaram a forma pelo benefício e entendimento de pessoas de todos os níveis. Aqueles que não conseguem vivenciar a falta de forma, depois de um período de experiência sustentada na forma manifestada, conseguem alcançar o Brahman sem forma.

Assim, a forma serve como o ponto inicial e gradualmente a consciência sem forma começa a se manifestar. Ganesh Chaturthi marca uma arte única de alcançar o Paramatma sem forma chamada Deus Ganesha por repetidas adorações do manifesto da forma de Ganesha. Nós rezamos para Ganesha na nossa consciência para ele sair e nos sentar no ídolo para podermos brincar com ele. E depois do puja, nós rezamos novamente pedindo para que ele retorne de onde veio; essa é a nossa consciência. Enquanto ele está no ídolo, nós oferecemos e retribuímos qualquer coisa que Deus tem nos dado pelo puja do ídolo.

O ritual de imergir (visaran) os ídolos depois de alguns dias de adoração, reinforça o entendimento que Deus não está no ídolo, ele está dentro de nós. Então ter a experiência da onipresença na forma e derivando a alegria fora da forma é a essência do festival Ganesha Chaturthi. Portando, instale o ídolo, adore ele com infinito amor, medite e tenha a experiência do Deus Ganesha por dentro. Essa é a essência simbolica do festival Ganesha Chatuti, para despertar o Ganesha Tatva que está dormente dentro de nós. 

Om Gam Ganapataye Namaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário