quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A “não-luta” é o principal ensinamento do tantra




Você não se sentirá atraído pelo tantra, em primeiro lugar, porque ele pede que você se renda, não lute. Ele pede que você flutue, não nade. Ele pede que você vá com a corrente, e não contra ela. Ele diz a você: a natureza é boa; confie na natureza, não lute contra ela. Até mesmo o sexo é bom. Confie nele, siga-o, flua para dentro dele; não lute contra ele. A “não-luta” é o principal ensinamento do tantra.

Flua, deixe-se levar! Não é apelativo, não existe realização do ego através dele. No primeiro passo, ele pede ao seu ego que se dissolva, bem no princípio lhe pede que o dissolva.

A yoga também lhe pede, mas ao final. Primeiro ela lhe pede que o purifique. E se ele é completamente purificado, ele dissolve, não pode permanecer. Mas na yoga, isto é o final, e no tantra, é o princípio.

Então o tantra não terá um apelo geral. E for atrativo, será pelas razões erradas. Por exemplo, se você quer ser indulgente no sexo, então você pode racionalizar a sua indulgência através do tantra. Esse pode se tornar o apelo. Se você quer ser indulgente no vinho, nas mulheres, em outras coisas, você pode se sentir atraído pelo tantra. Mas, na realidade, você não se sente atraído pelo tantra. O tantra é uma fachada – um truque. Você está atraído por alguma outra coisa à qual você acredita que o tantra o permite. Então, o tantra sempre atrai pelas razões erradas.

O tantra não é para ajudar na sua indulgência, é para transformá-la. Por isso, não se engane. [...]

O tantra não se interessa por filosofia; tantra se interessa pela própria vida existencial. Então o tantra nunca pergunta se Deus existe ou se existe Moksha, libertação, ou se existe céu e inferno. Tantra investiga questões básicas acerca da vida. Por esse motivo é que existe tanto interesse no sexo, no amor. Eles são básicos. Você existe por meio deles; você é parte deles.

Você é nada menos do que uma brincadeira da energia sexual, e a menos que você compreenda esta energia e a transcenda, nunca será nada além disso. Nesse momento, você não passa de energia sexual. Você pode ser mais, mas se você não compreender isso e não transcender isso, nunca será mais. A possibilidade está logo ali, como uma semente. É por isso que o tantra se interessa pelo sexo, pelo amor, pela vida natural.

Mas a maneira de saber isso não é pelo conflito. Tantra diz que você não pode saber nada se estiver num estado conflituoso, porque então você não está receptivo. Então, porque você está lutando, os segredos lhe serão negados – você não está aberto para recebê-los. E sempre que você está lutando, está do lado de fora. Se está lutando contra o sexo, está sempre do lado de fora; ao se render ao sexo, atinge seu centro mais profundo; está do lado de dentro. Ao se render, então muitas coisas lhe são reveladas.

— OSHO, Vigyan Bhairav Tantra, Vol 1 Cap #32

Nenhum comentário:

Postar um comentário