domingo, 31 de março de 2013

Amor






"O amor é alquímico. Se você se amar, a sua parte feia desaparecerá, será absorvida, será transformada.
A energia é liberada daquela forma. Todas as coisas que são chamadas de pecado simplesmente desaparecem. Ame-se. Esse deveria ser o mandamento fundamental. Ame-se. Tudo o mais se seguirá, mas esse é o alicerce."

(Mestre Osho)

O Amor Tântrico




O sexo é energia inocente. Vida fluindo em você  Permita que ela se mova em direção às alturas, ou seja, o sexo deve se tornar amor. Qual é a diferença? Quando sua mente é sexual, você está explorando o outro. O outro é apenas um instrumento para ser usado e jogado fora. Quando o sexo se torna amor, o outro não é um instrumento. 

No amor, ambos se tornam unidos em uma profunda experiência, não o explorador e o explorado. Vocês estão se ajudando mutuamente a se moverem para dentro de um mundo diferente de amor. Sexo é exploração. Amor é mover-se juntos para dentro de um mundo diferente.

Se esse mover-se não for momentâneo e se esse amor tornar-se meditativo, isto é, se você puder se esquecer de si mesmo completamente e se o amante ou a amada desaparecerem, e houver apenas o amor fluindo, então diz Shiva, a vida eterna é sua. 


O Tantra significa isto: transformação do amor em meditação. E agora você pode entender porque o Tantra fala tanto sobre o amor e o sexo. Por que? Porque o amor é a porta natural mais fácil a partir da qual você pode transcender este mundo, esta dimensão horizontal.

O sexo não deve permanecer sexo - este é o ensinamento do Tantra, ele deve ser transformado em amor. E o amor também não deve permanecer amor, e sim ser transformado em luz, na experiência meditativa, no último e supremo cume místico. Como transformar o amor? Seja o ato e se esqueça do ator. Ao amar, seja o amor - o simples amor. Então, não é o seu amor, o meu amor ou o amor de alguém mais. Ele é o simples amor. Quando você não está ali, então está nas mãos da fonte, da corrente suprema, então você está no amor. Não é você que está no amor; então o amor o tragou, você desapareceu e se tornou apenas uma energia fluindo.

(Mestre Osho)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Perdão



Da perspectiva do Amor e do Espírito, perdoar é a disposição de abrir mão de mágoas do passado. É a decisão de não sofrer mais, de curar o coração e o espírito. É a escolha de não dar mais valor ao ódio e à raiva. E é renunciar ao desejo de magoar os outros ou a nós mesmos por algo que já pertence ao passado. É a disposição de abrir os olhos para a luz que existe nas outras pessoas, em vez de julgá-las ou condená-las.
Perdoar é sentir a compaixão, o amor, a ternura e o carinho que sempre estiveram em nosso coração, não importa como o mundo possa parecer no momento. Perdoar é o caminho para um lugar interior de paz e felicidade, o caminho que nos leva ao nosso espírito. Esse espaço de paz está sempre disponível para nós, sempre pronto para nos receber.

 Do livro Perdão: A cura para todos os males  (Dr. Gerald G. Jampolsky)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Yoga na Terceira Idade



Durante dois anos ministrei aulas de Yoga para esta querida turma da terceira idade. Muitos relatos sobre curas de depressão e dores nas costas, insônia, melhoras na fase de menopausa, hipertensão, artrites e artroses, dores de cabeça e uma delas conseguiu se curar de um câncer gravíssimo com o auxilio das práticas de Yoga. 

Todas alunas  conseguiram melhoras perceptíveis na flexibilidade corporal, pois a maioria não conseguia alcançar os pés com as mãos no primeiro mês de prática e hoje realizam perfeitamente todas as posturas.

A prática do Yoga alinha a saúde da mente e do corpo, fazendo com que bloqueios emocionais sejam desfeitos e um grande autodomínio seja alcançado, fazendo-nos ter cada vez mais discernimento da realidade.

 Trabalha nossa força interior dando-nos a possibilidade de cortar vínculos nocivos e situações de vida que deixa-nos vulneráveis devido a um condicionamento social e um modo de vida tóxico.

O sagrado Yoga nos auxilia a remover nossas ''couraças'' emocionais que muitas vezes se manifestam no corpo físico em forma de doenças e  permite-nos conhecer nossa verdadeira essência que é a paz profunda e equilíbrio.

Com um maior discernimento, praticamos cada vez mais o silêncio e essa paz profunda que sentimos altera qualquer local em que estamos, pois tudo ao nosso redor é reflexo do que sentimos. 


Quanto mais consciência corporal, mais consciência evolutiva para cortar de nossas vidas todos os vínculos e hábitos nocivos contrários a nossa evolução espiritual.

Yoga é o caminho do guerreiro. Guerreiros da paz, pois sabemos que a paz no mundo sempre começará dentro de cada um de nós, com o silenciar do falatório mental que muitas pessoas nem percebem por viverem no piloto automático.

Isto é o motivo do desgaste físico e mental e é a maneira que perdemos energia sem percebermos.

Yoga é união, INTEGRAÇÃO dos nossos sentimentos, pensamentos e ações, união da mente, corpo e alma. 


Gratidão ao universo por ser um instrumento desta ferramenta sagrada e ter tido esta experiência inesquecível! Namastê! _/\_

terça-feira, 5 de março de 2013

Momento planetário atual...APRENDIZADO!



Uma das ferramentas que trabalho no caminho da espiritualidade é o Tarot. De umas semanas pra cá, venho percebendo que um arcano está aparecendo em praticamente TODAS as consultas que atendo.

A TORRE tem o principal significado de rompimento das formas aprisionadoras, liberação para um novo início e desafios dos momentos de transição. A Destruição de tudo o que é rigido é extremamente necessário para que possamos dar  abertura ao nosso espírito pois o que a nossa cabeça (mente - ego) pensa que é o caminho certo para nós, nem sempre é o  que o nosso coração (alma) busca como fonte de evolução.

Aceitar que desmorone todos os nossos conceitos e pré-conceitos do que achamos certo ou errado, enxergar que somos  aprendizes nesta vida, não agrada em nada o nosso EGO. O ego vive de querer causar boas impressões, mesmo que isso vá contra nosso sentimento mais íntimo, pois o coração sabe o que é preciso para viver em paz e harmonia, mesmo que esta sabedoria vá contra todas as ambições do ego, daí surge a briga interna e toda rigidez em aceitar fluir com  a vida na simplicidade.

O momento planetário atual está praticamente nos obrigando a mudar, a sair da zona de conforto, a EVOLUIR...largar relacionamentos e caminhos desgastantes, tudo o que nos aprisionava, relações onde haviam submissão, falta de valorização pessoal, ou seja, tudo o que tira a liberdade de sermos livres realmente, este é o momento...a liberdade do espirito é a integração, é sair da dualidade, é ser livre, sem amarras no passado.

Este é um momento onde estamos sendo obrigados a encarar a nossa sombra e a integrar todos os aspectos que antes ignorávamos em nós, mas que sempre enxergavamos GRANDIOSAMENTE nos outros... os outros são nosso espelho, daquilo que não vemos em nós.


Isto não é fácil, exige muita reflexão e meditação. Todo este processo de cura é o resultado que observamos neste arcano da TORRE. 

Sair da ilusão que insistimos em vivenciar devido a falta de discernimento do que o coração sempre mostrou como caminho.

Não precisamos projetar nossas carências e ideais em ninguém pois tudo o que precisamos para encontrar a verdadeira paz espiritual está dentro de nós mesmos e ninguém pode nos dar isso.

Quando a critica diminui o amor aumenta...parar, refletir como estamos obrigando nossa essência a ir contra o que diz o nosso coração, observar a mente, o ego que vive apenas para impressionar aos outros, é o recado maior deste arcano. O verdadeiro trabalho espiritual é interno, começa e termina em nós para só então refletir a nossa volta.

Um ciclo de transformações está no ar! tudo para percebermos nossa força no caminho da autotransformação! Só o AMOR é real.
Namastê!